Projeto Capeta |
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Museu de Brasília - a partir de 2009
Em 2009, após quase 12 anos em gestões com o auxílio da Ford, junto ao Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, em Caçapava-SP, o colecionador e curador do Museu Nacional do Automóvel de Brasília, Roberto Nasser, conseguiu obter a guarda dos veículos cedidos pela Ford para o Museu de Caçapava, levando-os para o Museu Nacional do Automóvel de Brasília, entre eles o Capeta. O Capeta durante o tempo que esteve em Caçapava, com o Museu sob intervenção, teve muitas partes roubadas tais como bancos, direção, rodas, carburadores e partes menores, porém o carro em si, permanecia íntegro como em 1964. Após ser levado para Brasília, passou por um processo de renovação, Foi criado o projeto "Ajude o Capeta" para a obtenção de partes faltantes, e o trabalho foi realizado com a colocação dos equipamentos o mais próximo possível dos originais, e com a colocação de sua parte mecânica em condições de uso. Em 16 de outubro de 2009 o Capeta foi apresentado oficialmente, durante o "VIII Encontro Nacional do Puma", e a partir desta data encontra-se exposto no Museu Nacional do Automóvel de Brasília. Após a restauração na apresentação oficial do Capeta foi editado um folheto contando a história do carro (link para o folheto). Em 2010 o Capeta foi levado ao Brasil Classic Show, em Araxá, Minas Gerais (link para imagens do Encontro), retornando para Brasilia, onde se encontra no Museu Nacional do Automóvel. O "Resgate" Após 12 anos em gestões com o auxílio da Ford, junto ao Museu de Caçapava, o Museu Nacional do Automóvel de Brasília, Roberto Nasser, conseguiu obter a guarda dos veículos cedidos pela Ford para aquele Museu, com a concordância da herdeira do Museu.. A retirada do Capeta ocorreu entre 10:30 e 12:30 horas do dia 3 de julho de 2009, e estiveram presentes ao local, além dos advogados da Ford e da herdeira, os colecionadores Roberto Nasser e Og Pozzoli. O Capeta seguiu para o Museu Nacional do Automóvel de Brasília. Recuperação Após levado para Brasilia, o Capeta passou por uma restauração, não uma desmontagem, mas sim um trabalho de repor as peças que haviam sido roubadas, limpeza e colocação em condições de rodar, mantendo ao máximo sua originalidade. Neste processo, ao retirar o cabeçote do motor, descobriu-se ser este de alumínio e não de ferro fundido como nos motores Willys.
Apresentação Após a restauração na apresentação oficial do Capeta foi editado um folheto contando a história do carro (link para o folheto). Em 2010 o Capeta foi levado ao Brasil Classic Show, em Araxá, Minas Gerais (link para imagens do Encontro), retornando para Brasilia, onde se encontra no Museu Nacional do Automóvel. * * * |