Projeto Capeta

 

 

1ª fase - 1963-1968 - Willys

3. O Capeta em Brasília - 1965

Após a apresentação do Capeta no IV Salão do Automóvel, realizado no Parque do Ibirapuera entre os dias 27 de Novembro e 13 de Dezembro de 1964, o carro voltou para a Willys e de lá apenas saiu para participar de um evento em Brasília, a 1ª Feira da Indústria e Comércio em Brasília, realizado em pavilhão construído para as edições deste evento, em 1965.

 

 

Note-se que o Capeta quando exposto em Brasília, não mais apresentava as rodas raiadas (Rudge-Wittworth) com as quais apareceu no Salão do Automóvel. As rodas utilizadas eram as rodas utilizadas nos carros Aero-Willys, porém cromadas, com as calotas.

 

Após o evento em Brasília o carro retornou para a Willys, e após a compra da Willys Overland do Brasil pela Ford em 1967, em 1968 o carro foi cedido em comodato junto a três outros veículos da marca Willys ao Museu de Antiguidades Mecânicas, em Caçapava, São Paulo, de propriedade do colecionador Roberto Eduardo Lee.


Curiosidade

A foto acima não tem sua data e localização conhecidos. Nota-se que é posterior ao Salão do Automóvel, pois o carro já exibe as rodas do Aero-Willys e não mais as rodas raiadas. Em Brasília o carro apresentava pneus pretos, e na foto acima, a única que conhecemos, o carro apresenta bandas brancas. Da mesma forma, na foto acima o Capeta exibe uma antena para o rádio, e esta é a única foto em que tal acessório é visível. Em outras fotos posteriores, inclusive quando encaminhado ao Museu Nacional de Brasília, não se percebe marca deste furo. No Museu de Brasília o carro recebeu um espelho torpedo, condizente com a época do carro, acessório necessário mas que o carro jamais havia recebido. A grade dianteira também é totalmente diferente da grade encontrada no Capeta na sua apresentação no Salão do Automóvel em 1964, até hoje, quando ainda mantêm sua grade original, sendo a da foto semelhante a utilizada pela Rurarl Willys Luxo e na grade traseira dos Interlagos



* * *