Projeto Capeta

 

 

1ª fase - 1963-1968 - Willys

1. Desenvolvimento

 

Não se sabe exatamente a autoria do desenho do Capeta, porém nota-se claramente a mão de Rigoberto Soler em seu projeto. Ao compararmos o Capeta com o Uirapuru/Brasica 4200 GT, desenhado por Rigoberto, (ambos apresentados no Salão do Automóvel de 1964): no avanço das portas no teto; na tomada de ar no capo; na posição de pilotagem recuada, quase sobre o eixo traseiro; nos para-choques de lamina única estreita; e na posição do motorista. Rigoberto havia se afastado da Willys no segundo semestre de 1962, e como Diretor de Estilo havia assumido Roberto Araújo, a quem alguns atribuem o desenho, ou parte, do Capeta. O design ficou sob responsabilidade de Ramiz Melquiso.

 

A carroceria, após a elaboração de modelo em escala, foi modelada em tamanho natural em clay (argila), e posteriormente moldada sobre este em fibra de vidro, trabalho este feito pelo sino-americano Chester Wong, e Luiz Favaretto.

A parte mecânica, ficou a cargo de Wilhelm Brand, que havia sido diretor de Desenvolvimento na Vemag. Foi desenvolvido um chassis periférico de perfil quadrado, com reforço central em "X" (comum nos chassis da época, inclusive no DKW Vemag), com suspensão dianteira por mola única semi-elíptica transversal (a semelhança do DKW).  Na traseira foi adotado o eixo-diferencial do Aero-Willys, com molas helicoidais, e tensores longitudinais. Motor e caixa recuados em relação ao eixo dianteiro, com motorista e passageiro próximos ao eixo traseiro para uma melhor distribuição de peso.

Como o motor Aero-Willys não era um motor de características esportivas, o presidente da Willys, Willian Max Pearce, pediu ao Departamento de Competições, que melhorasse o desempenho do motor e criasse uma caixa de câmbio com 4 marchas. Luis Antônio Greco chefiava o Departamento de Competições, e escalou Nelson Brizzi, que trabalhava no Willys desde 1961, para o trabalho. Ele aumentou diâmetro e curso dos pistões, fabricou um cabeçote de alumínio com câmeras de combustão para uso esportivo, coletor de admissão separado do cabeçote, instalou dois carburadores Solex 45 duplos horizontais e um novo coletor de escapamento. Modificou a caixa de câmbio colocando dentro da mesma caixa 4 marchas ao invés das três existentes no Aero-Willys. A potência ficou em torno de 160 cavalos e a velocidade final era próxima dos 180 km/h. A caixa de cambio foi imediatamente adotada na linha de 1965. O motor de 3.000cc foi utilizado no Willys Itamarati de 1966, com o coletor separado, porém com apenas um carburador de corpo duplo.

Em novembro de 1964 o Capeta estava pronto para ser apresentado no IV Salão do Automóvel.


   <<<--- O Capeta

 

  IV Salão do Automóvel - 1964  --->>>


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