Escolas de Pilotagem

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Mesmo após o término das provas de Fórmula-Vê, nesta primeira fase, várias escolas de pilotagem continuaram a utilizar estes carros por vários anos, alguns até construídos posteriormente para uso específica nas escolas.

Isto demonstra a vocação da Fórmula-Vê como uma categoria "escola", excelente para a formação de pilotos, e com baixo custo.

Entre estas escolas podemos citar, além da escola "Bardhal" , a escola de Expedito Marazzi em São Paulo, a Santa Fúria, e a de Cláudio Mueller no Rio Grande do Sul.


Escola de Pilotagem Bardahl

(Fittipaldi e Pedro Vitor de Lamare)

Pedro Mello - aluno da escola

Blog do Gomes - 11/12/2008

"SÃO PAULO (sobraram alguns) - Mais uma do Ary Leber para nossos arquivos. Essa foto é de 1970 e foi feita na garagem da Escola de Pilotagem Bardahl, que segundo ele pertencia a Emerson Fittipaldi e Pedro Victor Delamare. Esse local, anos depois, seria transformado na sede da Copersucar, em frente ao autódromo de Interlagos. No cantinho esquerdo, o bico do Fitti-Porsche, que àquela altura já era um Fitti-Fusca."

Enviado por: Cláudio Paes Leme
"A escola de pilotagem tinha uma jaqueta comprida, de nylon, linda linda. Era azul marinho com listras nas mangas e tinha no peito o logo que era a imagem do Emerson de lado, com o capacete aberto e escrito Escola de Pilotagem Bardahl acima do capacete, abaixo estava Fittipaldi - De Lamare. Podiam fazer uma série especial do casaco. Penso que a Bardahl, o Emerson e o PV não iriam achar ruim. O Fiiti aí já era VW e o PV vendeu-o para o Sérgio Magalhães. Quando o Emerson foi para a Inglaterra a “escolinha” ficou com o PV. Jovino o Olavo Pires que era parceiro eventual do PV comprou dele o Fúria Chevrolet e este carro estava á venda até pouco tempo atrás mas, infelizmente, tinha sido “modernizado”. A escolinha teve além dos F-Vês e do F-Brasil (VW 1600) e do Fitti-Porsche-Volks um VW 1600 sedan cujo apelido era “Orgulho”."

"Jornal do Brasil", 26/Novembro/1969 - "Caderno de Automóveis e Turismo"


Revista "4 Rodas" Nº 114, Janeiro/1970, páginas 124 e 125

Carro azul: "Fitti-Vê M2", provavelmente Fórmula Brasil (motor 1600cc)

                   Atenção para as rodas "Castelinho", fabricadas pela Italmagnésio

Carro Amarelo: "Fiti-Vê"


Revista "4 Rodas" Nº 114, Janeiro/1970, páginas 124 e 125


Escola "Santa Fúria Curso de Pilotagem"

Escola cujos instrutores eram Ricardo Achcar e Milton Amaral

 

"Jornal do Brasil", 06/Agosto/1969 - "Caderno de Automóveis e Turismo"

"Jornal do Brasil", 08/Dezembro/1971- "Caderno de Automóveis e Turismo"


Anúncios do "Curso Marazzi de Pilotagem" de Expedito Marazzi - SP

Anúncio na revista "4 Rodas" Nº 217, Agosto/1978, página 98

Anúncio nas revistas "4 Rodas" de 1985

O "Fumacinha"

CADÊ ELE?

“Passei minha infância e adolescência no quintal da casa do Expedito Marazzi, e sou muito amigo do Gabriel. Porém, não moro mais em Sampa e sim em Macaé, RJ. Mas sempre que estou com o Gabriel, falamos muito no carrinho da foto. É um Fórmula Brasil, categoria que foi projetada para substituir os primeiros desengonçados Fórmula-Vê, mas não foi em frente. Este carro era do Expedito e tinha o simpático apelido de ‘Fumacinha’. A foto é de 1972, no quintal da casa do Marazzi na rua Ibiraçu. Sentado no pneu sou eu; no cockpit está o Gabriel, e a menina é a irmã dele, Denise Marazzi. Tanto ele como eu gostaríamos muito de recuperá-lo, pois foi vendido provavelmente em 1975. O Gabriel acha que ele não existe mais, eu acho que seria um crime desmanchar um carrinho tão belo e bem acabado, por isso tenho esperança que ele esteja em alguma garagem escondendo-se de nós. Neste carro passaram muitos alunos do curso, como o Guaraná, por exemplo.”

Blog do Gomes - 07/04/2009 - 13:16


Escola de Cláudio Mueller - RS

Léo Lanzinino em um "Mueller-Ve", preparado por Marcos Vieira

Fonte: Blog do Sanco - 20/março/2009


   

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