Mesmo após o término das provas de Fórmula-Vê, nesta
primeira fase, várias escolas de pilotagem continuaram a utilizar estes
carros por vários anos, alguns até construídos posteriormente para uso
específica nas escolas.
Isto demonstra a vocação da Fórmula-Vê como uma categoria
"escola", excelente para a formação de pilotos, e com baixo custo.
Entre estas escolas podemos citar, além da escola "Bardhal"
, a escola de Expedito Marazzi em São Paulo, a Santa Fúria, e a de Cláudio
Mueller no Rio Grande do Sul.
Escola de Pilotagem Bardahl
(Fittipaldi e Pedro Vitor de
Lamare)
Pedro Mello - aluno da escola
Blog do Gomes -
11/12/2008
"SÃO
PAULO (sobraram alguns) - Mais uma do Ary Leber para nossos arquivos. Essa
foto é de 1970 e foi feita na garagem da Escola de Pilotagem Bardahl, que
segundo ele pertencia a Emerson Fittipaldi e Pedro Victor Delamare. Esse
local, anos depois, seria transformado na sede da Copersucar, em frente ao
autódromo de Interlagos. No cantinho esquerdo, o bico do Fitti-Porsche, que
àquela altura já era um Fitti-Fusca."
Enviado por: Cláudio Paes Leme "A escola de pilotagem tinha uma jaqueta comprida, de nylon, linda linda.
Era azul marinho com listras nas mangas e tinha no peito o logo que era a
imagem do Emerson de lado, com o capacete aberto e escrito Escola de
Pilotagem Bardahl acima do capacete, abaixo estava Fittipaldi - De Lamare.
Podiam fazer uma série especial do casaco. Penso que a Bardahl, o Emerson e
o PV não iriam achar ruim. O Fiiti aí já era VW e o PV vendeu-o para o
Sérgio Magalhães. Quando o Emerson foi para a Inglaterra a “escolinha” ficou
com o PV. Jovino o Olavo Pires que era parceiro eventual do PV comprou dele
o Fúria Chevrolet e este carro estava á venda até pouco tempo atrás mas,
infelizmente, tinha sido “modernizado”. A escolinha teve além dos F-Vês e do
F-Brasil (VW 1600) e do Fitti-Porsche-Volks um VW 1600 sedan cujo apelido
era “Orgulho”." |
"Jornal do Brasil",
26/Novembro/1969
- "Caderno de Automóveis e Turismo"
Revista "4 Rodas" Nº 114, Janeiro/1970,
páginas 124 e 125
Carro azul: "Fitti-Vê
M2", provavelmente Fórmula Brasil (motor 1600cc)
Atenção para as
rodas "Castelinho", fabricadas pela Italmagnésio
Carro
Amarelo: "Fiti-Vê"
Revista "4 Rodas" Nº 114, Janeiro/1970,
páginas 124 e 125
Escola "Santa Fúria Curso de Pilotagem"
Escola cujos instrutores eram Ricardo Achcar e
Milton Amaral
"Jornal do Brasil", 06/Agosto/1969
- "Caderno de Automóveis e Turismo"
"Jornal do Brasil", 08/Dezembro/1971- "Caderno de Automóveis e Turismo"
Anúncios do "Curso Marazzi de Pilotagem" de Expedito
Marazzi - SP
Anúncio na revista "4 Rodas"
Nº 217, Agosto/1978, página 98
Anúncio nas revistas "4 Rodas"
de 1985
O "Fumacinha"
CADÊ ELE?
“Passei minha infância e adolescência
no quintal da casa do Expedito Marazzi, e sou muito amigo do
Gabriel. Porém, não moro mais em Sampa e sim em Macaé, RJ. Mas
sempre que estou com o Gabriel, falamos muito no carrinho da foto. É
um Fórmula Brasil, categoria que foi projetada para substituir os
primeiros desengonçados Fórmula-Vê, mas não foi em frente. Este
carro era do Expedito e tinha o simpático apelido de ‘Fumacinha’. A
foto é de 1972, no quintal da casa do Marazzi na rua Ibiraçu.
Sentado no pneu sou eu; no cockpit está o Gabriel, e a menina é a
irmã dele, Denise Marazzi. Tanto ele como eu gostaríamos muito de
recuperá-lo, pois foi vendido provavelmente em 1975. O Gabriel acha
que ele não existe mais, eu acho que seria um crime desmanchar um
carrinho tão belo e bem acabado, por isso tenho esperança que ele
esteja em alguma garagem escondendo-se de nós. Neste carro passaram
muitos alunos do curso, como o Guaraná, por exemplo.”
Blog do Gomes - 07/04/2009 - 13:16
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Escola de Cláudio Mueller - RS
Léo Lanzinino em um "Mueller-Ve",
preparado por Marcos Vieira
Fonte: Blog do Sanco - 20/março/2009
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